Rugas na testa: como elas ocorrem?

As rugas na testa são um efeito secundário irritante do envelhecimento que muitas vezes aparecem nos 30, 40 e 50 anos. Como outras rugas, elas são causadas por uma variedade de fatores, incluindo danos causados pela exposição solar, genética e idade.

Embora as rugas na testa possam ser frustrantes quando você as vê no espelho, elas são tratáveis, com tratamentos que podem tornar as rugas menos visíveis e reverter alguns sinais de envelhecimento.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as rugas na testa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Por que ocorrem rugas na testa?

As rugas na pele são produzidas pela redução de colágeno e outras fibras elásticas que são responsáveis por manter a suavidade da pele.

A diminuição da qualidade e quantidade de colágeno causa relaxamento da pele. Essa perda de tensão resulta em irregularidades ou depressões na superfície da pele próprias das rugas.

Esta redução das fibras colágenas e elásticas deve-se a uma série de mudanças histológicas nas diferentes camadas da pele, provocadas por sua vez por dois fatores:

  • Fatores internos, como é o processo natural de envelhecimento ao longo dos anos.
  • Fatores externos, como a exposição prolongada à radiação solar.

Principais causas do aparecimento de rugas prematuras

As principais causas pelas quais as rugas prematuras aparecem são:

  • Danos solares.
  • Tabaco.
  • Falta de descanso.
  • Alimentação desequilibrada.
  • Hiper tonicidade dos músculos faciais.

Vamos ver cada um deles em mais detalhes.

Danos solares

O dano solar mais importante é o risco de câncer de pele. Os raios ultravioleta causam danos às fibras de colágeno ao desnaturalizá-las.

Eles alteram a disposição correta do colágeno, que em vez de ser distribuído na forma de fibras começa a fazê-lo em acúmulos.

Tabaco

O hábito de fumar produz a longo prazo uma vasoconstrição periférica que afeta a vascularização da derme. 

A irrigação sanguínea da derme é pobre porque seus vasos são mais estreitos devido à vasoconstrição periférica das arteríolas terminais que o fumante crônico sofre.

Além disso, o fumante fornece menos oxigênio circulante em seu sangue porque normalmente tem uma menor saturação de oxigênio no sangue do que o não fumante. Isto diminui a vitalidade da pele, que está pior nutrida e retarda os processos de renovação do colágeno.

Falta de descanso

A falta de descanso impede a reparação noturna e mantém o paciente em posição vertical por mais tempo, tornando o efeito da gravidade sobre os tecidos mais intenso e pode haver descolamento e flacidez de forma mais acelerada.

Diante de uma situação de estresse crônico, o corpo produz cortisol, um hormônio que inibe a produção de colágeno e que reduz a capacidade de regeneração da pele.

Alimentação desequilibrada

Uma alimentação desequilibrada que não fornece os nutrientes básicos que a pele precisa se manifesta em uma perda de qualidade cutânea redundante para os outros problemas mencionados. 

Tomar regularmente alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a proteger a pele dos radicais livres e retardar o aparecimento de rugas prematuras.

Hiper tonicidade dos músculos faciais

A hiperdinâmica ou hiper tonicidade é a contração excessiva dos músculos faciais. As rugas de expressão aparecem pelo movimento contínuo dos músculos mímicos. 

Pacientes com maior potência muscular ou tendência para maior número de contrações ao longo do dia desenvolverão prematuramente rugas de expressão.

Importância da hidratação para evitar rugas

Entre outros cuidados que deve sempre cumprir, manter a pele devidamente hidratada é muito importante não só para torná-la mais confortável e saudável, mas também para manter a sua elasticidade e fazê-la parecer mais jovem e radiante.

Se a pele estiver seca e/ou desidratada, as rugas aparecerão muito mais cedo do que numa pele com hidratação adequada. Portanto, você deve usar um cosmético para hidratar sua pele todos os dias após a limpeza, tanto de manhã quanto à noite.

Como prevenir rugas na testa?

  • Proteção solar diária: a radiação solar representa uma agressão para a nossa pele e, juntamente com os efeitos da poluição, representam a ocorrência de 80% das rugas prematuras. Por isso, você deve usar um protetor solar todos os dias, mesmo que chova ou esteja nublado.
  • Alimentação saudável: tenha uma dieta rica em frutas e vegetais que fornecem as vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para que a sua pele se proteja dos efeitos prejudiciais dos radicais livres. Adicione também nozes, abacate e peixe para fornecer gorduras saudáveis como os ácidos graxos ômega 3, 6 e 9.
  • Beber água suficiente: sim, já sabemos que lhe foi dito mil vezes, mas beber água suficiente diariamente mantém o seu corpo hidratado e a sua pele em pleno esplendor.
  • Evite o consumo de álcool e tabaco: entre outros efeitos, o álcool e o tabaco desidratam e envelhecem a sua pele, por isso mantenha-os longe do seu dia a dia se quiser ter uma pele mais jovem.
  • Fazer atividade física diariamente: irá ajudá-lo a evitar o estresse e a libertar endorfinas, fazendo com que a sua pele demore mais tempo para envelhecer.

Tratamentos para as rugas da testa

Lidar com as rugas da testa pode ser frustrante, especialmente se você tiver rugas profundas que são visíveis quando você tem uma expressão facial neutra.

Felizmente, as rugas são tratáveis. Através da musculação facial, você pode obter ótimos resultados em pouco tempo.

Gostou de saber mais sobre as rugas na testa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Posts Recentes

Best Online Casino Games For Real Money There are a lot of factors to take